Costa e Silva não se demite e pediu às autoridades "lisura" com ativistas
Cinco ativistas foram detidos após a reunião com a ministro da Economia.
© Shutterstock
País Fósseis
O ministro da Economia recebeu esta tarde de terça-feira os representantes dos alunos ativistas que pedem o fim aos fósseis.
No final do encontro com seis alunos, António Costa e Silva, disse que tentou esclarecer vários pontos com os alunos, uma vez que a carta apresentada tinha "vários factos falsos", e que estes não levaram qualquer proposta.
"É muito importante que contestemos mas também é importante respeitar a legalidade", dizendo que não se vai demitir, e pediu às forças policias que atuassem com "lisura" e que não exerçam "repressão sobre os jovens".
Cinco dos ativistas à porta do ministério foram mesmo detidos.
O ministro disse ainda que "há mais de 20 anos" que se apercebeu que os fósseis tinham grande impacto na "deterioração do sistema climático, e que na Partex, última empresa onde trabalhou lutou para que "investisse também nas energias renováveis".
Ao longo da última semana, jovens ativistas promoveram um protesto que passou pela ocupação de escolas secundárias e faculdades em Lisboa a apelar à preservação do planeta.
A principal reivindicação dos estudantes é o fim dos combustíveis fósseis até 2030, mas os estudantes manifestam-se também contra o ministro da Economia e do Mar, que em maio afirmou não ter preconceitos contra projetos de exploração de gás.
Leia Também: Costa Silva reúne-se hoje com ativistas. Afinal, o que reivindicam?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com