Depois de ter marcado presença na Cimeira do Clima (COP27), no Egito, o presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, já chegou a Portugal, onde se reunirá com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, António Costa, numa visita oficial que se inicia esta sexta-feira, e que termina no sábado.
O encontro com o chefe de Estado português terá lugar já hoje, pelas 17h00, no Palácio de Belém, conforme revela a página da Presidência.
Mais tarde, candidato do Partido dos Trabalhadores, que venceu as eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro, do Partido Liberal, deverá reunir-se com António Costa, no Palácio de São Bento, pelas 20h00, de acordo com a agenda do chefe do Governo.
Esta é a primeira visita oficial de Lula da Silva, que se comprometeu a "reconquistar a credibilidade" do Brasil, assegurando, no seu discurso de vitória, que o país deixará de ser "pária" da comunidade internacional.
Recorde-se que tanto António Costa, como Marcelo Rebelo de Sousa apoiaram a campanha do antigo presidente brasileiro, tendo o primeiro-ministro mostrado "grande entusiasmo" com a perspetiva de trabalho conjunto nos próximos anos. Por sua vez, o chefe de Estado considerou que a eleição de Lula da Silva “corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e, por isso, também entre os dois Estados”.
De notar ainda que, durante os seus quatro anos de mandato, Jair Bolsonaro nunca visitou Portugal. Chegou, inclusivamente, a cancelar um encontro com o Presidente português em Brasília, decisão que justificou com o facto de Marcelo se ir encontrar com o candidato do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo.
[Notícia atualizada às 15h06]
Leia Também: Lula da Silva diz-se obrigado a fazer reparação aos povos indígenas