AdC acusa 3 empresas de cabos elétricos de fixarem preços em concursos

A reguladora refere que podem vir "a ser sancionadas por terem coordenado entre si a estratégia e o posicionamento individual de cada uma a adotar no âmbito dos procedimentos de contratação pública lançados pela REN".

Notícia

© All Rights Reserved/Youtube/CCTV+

Notícias ao Minuto
30/11/2022 20:38 ‧ 30/11/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Autoridade da Concorrência

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou três empresas de fornecimento de cabos de muita alta tensão (MAT) de concertação "através da fixação de preços e repartição de mercado em concursos públicos lançados pela REN - (gestor da infraestrutura elétrica nacional)".

De acordo com o comunicado da reguladora a que o Notícias ao Minuto teve acesso que data a uma nota de ilicitude adotada na passada segunda-feira, a Cabelte, a Quintas & Quintas e a Solidal – que se dedicam à produção e comercialização de condutores elétricos, podem vir "a ser sancionadas por terem coordenado entre si a estratégia e o posicionamento individual de cada uma a adotar no âmbito dos procedimentos de contratação pública lançados pela REN, pelo menos, entre junho de 2015 e maio de 2020".

"O acordo ou prática concertada em causa visava a fixação dos preços e a repartição do mercado referente aos procedimentos concursais lançados para o fornecimento de cabos para o transporte de energia elétrica por parte da REN, na totalidade do território nacional, com o objeto de impedir, falsear ou restringir, de forma sensível, a concorrência", refere a nota.

Segundo a Adc, a acusação resulta de um processo aberto a 13 de abril de 2021. Nesse mês, o regulador  "realizou diligências de busca e apreensão nas instalações das empresas visadas".

Leia Também: Fundos notificam AdC sobre investimento em residências de estudantes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas