Greve de assistentes do Notariado com adesão de 100% no Porto
A greve dos assistentes técnicos do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) na Loja do Cidadão do Porto, que iniciou no sábado e termina hoje, está a ter uma adesão de 100%, contou à Lusa uma dirigente sindical.
© iStock
País Notariado
Neste momento, o balcão do IRN está apenas a funcionar com os oficiais de registo, disse a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN), Aurora Gomes.
Em termos de serviços só estão a ser feitos entregas de cartões de cidadão urgentes e passaportes, estando os restantes suspensos, referiu.
A título de exemplo, Aurora Gomes salientou que para hoje estavam previstos procedimentos no âmbito do `brexit´, nomeadamente emissão de cartões de residência que, por causa da greve em curso, não vão ser efetuados.
Na base deste protesto está a procura pela valorização profissional e salarial, contou Aurora Gomes.
Os trabalhadores exigem o reconhecimento do trabalho como técnicos superiores ou pelo cumprimento da promessa de integração na carreira especial de oficial de registos, acrescentou.
"Estes trabalhadores são trabalhadores maioritariamente com licenciaturas que fazem exatamente as funções dos oficiais de registo ou funções idênticas e não são reconhecidos como oficiais de registos o que, em termos salariais, representa logo uma diferença de 400 euros", explicou.
A sindicalista reforçou que estes trabalhadores estão há mais de 20 anos à espera dessa valorização que foi, entretanto, prometida e que ainda não foi cumprida.
Os assistentes técnicos ganham cada vez menos e têm cada vez mais tarefas mais complexas, frisou.
"Estamos desde julho a chamar a atenção para esta situação, já fomos até ouvidos pela tutela que, até agora, não apontou qualquer forma de resolução quando, na realidade, existe na lei a possibilidade de fazê-lo", vincou.
A agência Lusa contactou o IRN e aguarda resposta.
Leia Também: Serviços de registos e notariados de São Tomé suspensos por cortes de luz
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com