EN247 reaberta em Carvoeira de Mafra após deslizamento de terras
A Estrada Nacional 247 (EN247), em Carvoeira de Mafra (Lisboa), foi reaberta ao trânsito nos dois sentidos, ao quilómetro 55,6, após ter estado encerrada devido a um deslizamento de terras, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
© iStock
País Mau tempo
A IP adiantou também que foi reposta a circulação nos dois sentidos, entre os quilómetros 43 e 55, na EN119, em Coruche (Santarém).
A EN248, entre Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, também já havia sido reaberta ao trânsito depois de ter estado encerrada cerca de cinco horas.
Também no distrito de Lisboa, na Amadora, foi reaberta parcialmente a EN250. No entanto, encerrada na zona de Frielas (Loures).
"(...) Está reaberta à circulação automóvel a EN250, na freguesia de Mina Água", informou no Facebook a Câmara da Amadora, após terem sido concluídos os trabalhos de limpeza.
A EN117, na Amadora, já foi reaberta ao trânsito e os comboios já circulam na concordância de Xabregas, informou a IP no último ponto de situação dos locais da rede rodoviária e ferroviária afetados pelo mau tempo.
Ainda em Lisboa, continuavam cortadas a nacional 8 (N8) (Odivelas-Loures), e a N115, na Rotunda das Oliveiras e das Lebres.
Relativamente ao distrito de Portalegre, mantinha-se fechada ao trânsito a EN373, no sentido Campo Maior-Elvas, bem como o corte da EN243, em Fronteira, ao quilómetro 154,1.
Segundo um balançod da IP, naquele distrito, a circulação continua interdita na Ponte de Fronteira ao quilómetro 41,050 e a EN244 permanecia cortada, em Avis, em ambos os sentidos, ao quilómetro 104; a EN246, em Arronches, em ambos os sentidos entre os quilómetros 53 e 59,5; a EN246, em Elvas, em ambos os sentidos ao quilómetro 18 e o IP2, em Monforte, também em ambos os sentidos, ao quilómetro 203,1.
De acordo com a empresa, no distrito de Évora, mantém-se o corte na EN2, em Mora, em ambos os sentidos entre os quilómetros 469 e 471, e na EN251, em ambos os sentidos entre Couço e Mora.
No distrito de Santarém, continua o corte da circulação em ambos os sentidos na EN365, entre Vale Figueira e Pombalinho, ao quilómetro 53,450 e 61,2; e na EN118, em ambos os sentidos, entre Tramagal e Santa Margarida.
Quanto à rede ferroviária, pelas 22:00 mantinha-se a limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria, na Linha do Norte, bem como entre os quilómetros 3,3 e 3,5 da Linha de Sintra.
Na Linha de Cascais, a estação de Algés continuava fechada e, na Linha do Leste, a circulação permanecia suspensa entre Portalegre e Elvas.
Na Linha do Sul, foi restabelecida a circulação numa das vias entre Pragal e Corroios, com limitação de velocidade de 30Km/h.
A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre, onde há registo de vários desalojados.
Na zona de Lisboa a intempérie provocou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, que levaram as autoridades a apelar às pessoas para permanecerem em casa quando possível e para restringirem ao máximo as deslocações.
Leia Também: Chuva. EN248 reaberta entre Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com