Dos alertas às imagens. O mau tempo que atingiu Portugal visto 'lá fora'

Na terça-feira, a imprensa internacional dava conta das inundações que atingiram Portugal e partilhava as imagens. Saiba aqui o que se disse 'lá fora' sobre o que se viveu 'cá dentro'.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
14/12/2022 18:12 ‧ 14/12/2022 por Notícias ao Minuto

País

Mau tempo

Portugal tem vivido dias difíceis devido às chuvas torrenciais que afetaram o país, sobretudo na região de Lisboa. Muitos viram as suas vidas afetadas e as imagens impressionam. Mas o que se disse lá fora?

"Inundações obrigam ao encerramento de escolas e estradas em Lisboa", lê-se numa notícia publicada pelo jornal El País, na terça-feira.

O diário espanhol dava conta dos condicionamentos na área metropolitana de Lisboa "após as cheias provocadas pelas chuvas" e destacava as declarações do autarca Carlos Moedas, que afirmou que algumas zonas se encontram em "estado catastrófico".

"As zonas baixas da cidade foram inundadas e obrigaram as equipas da Proteção Civil a intervir para evacuar as pessoas que residem em pisos ao nível do solo", indicava a notícia, dando conta das mais de mil ocorrências registadas em todo o país e do apelo deixado aos cidadãos para quem evitassem deslocações.

No Reino Unido soavam antes os alertas relacionados com viagens para Portugal.

"Inundações levam a alerta de viagem para Portugal", escrevia o jornal Travel Week, noticiando que, na terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico havia emitido um alerta aos viajantes "sobre perturbações causadas por fortes chuvas e inundações em Portugal".

"Muitas partes de Portugal estão a enfrentar condições climáticas adversas (...) Algumas áreas de Lisboa estão inundadas devido às fortes chuvas, causando interrupções nas viagens de comboios e linhas de metro. Algumas estradas principais estão fechadas", informava a tutela, que aconselhava os viajantes britânicos a consultar as atualizações e recomendações das autoridades portuguesas.

Já  a Reuters noticiava: "Moradores são instruídos a ficar em casa enquanto fortes chuvas e inundações atingem Portugal".

"Fortes chuvas atingiram partes da Península Ibérica na terça-feira, inundando ruas, arrastando carros e forçando as autoridades em Portugal a fechar algumas estradas e mobilizar as forças armadas para apoiar os esforços de limpeza", lê-se na notícia da agência britânica, que ouviu alguns comerciantes da zona de Algés. Estes consideraram que "desta vez foi pior" do que as chuvas da semana passada.

No outro lado do Atlântico, no Brasil, o Diário de Goiás decidiu partilhar com os leitores os vídeos que foram divulgados nas redes sociais.

"Portugal passa por chuvas intensas, alagamentos e Lisboa tem alerta vermelho: 'Fique em casa'; veja vídeos", diz o título da notícia, que destacava as SMS recebidas pelos moradores.

De volta à Europa, a Rádio Televisão Suíça (RTS) escrevia "Novas cheias em Lisboa após fortes chuvas". "As fortes chuvas durante a noite de segunda para terça-feira causaram novas inundações e grandes perturbações do trânsito em Lisboa, que já foi vítima de mau tempo na semana passada que deixou um morto", lê-se na peça.

Também a Euronews partilhava imagens e escrevia "ASSISTA: novas cheias em Portugal após fortes chuvas". "Uma tempestade do Atlântico atingiu a Península Ibérica, deixando para trás um rastro de destruição antes de se mover para o leste na Espanha", destacou, dando conta dos alertas emitidos em Portugal.

Recorde-se que a chuva intensa e persistente que caiu no dia de ontem causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas. Os distritos mais afetando foram, sobretudo,  Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

Leia Também: Mau tempo. Loures com mais de 20 milhões de prejuízos desde quinta-feira

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas