Os agentes da 4.ª Divisão Policial da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa estiveram, esta quinta-feira, a alertar os condutores para o risco de inundações na zona de Alcântara.
Numa nota, publicada na rede social Facebook, a autoridade lembrou que “várias zonas da cidade de Lisboa sofreram inundações resultantes da forte e contínua precipitação”, resultando em “danos materiais consideráveis em habitações, estabelecimentos comerciais e veículos, bem como, e de forma trágica, a perda de vidas humanas”.
Assim, de forma a antecipar o agravamento das condições meteorológicas previsto, a PSP esteve “numa ação simples e célere” a sensibilizar “condutores para o mau tempo esperado e para evitarem estacionar os seus veículos nas áreas em cujo risco de inundação é mais elevado”, como na zona de Alcântara.
Durante a ação, foram colocados panfletos, “com uma mensagem simples”, em “dezenas de viaturas estacionadas em zonas consideradas de maior risco”, com o objetivo de “reduzir o risco de danos materiais como os que ocorreram recentemente”.
A chuva intensa e persistente que caiu na madrugada de terça-feira causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.
No total, há registo de 83 desalojados, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e o mau tempo levou também ao corte e condicionamento de estradas e linhas ferroviárias. Na zona de Lisboa a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade.
Leia Também: Autarcas de Portalegre vão pedir declaração de situação de calamidade