A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a partilhar, esta semana, conselhos relacionados com a nutrição, por forma a deixar alguns alertas nestes dias de festa, que por vezes podem ser mais 'desleixados' em relação a uma alimentação saudável.
De acordo com a primeira partilha, feita na quarta-feira nas redes sociais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é preciso começar por um "pequena almoço equilibrado, deixando de lado os doces".
"Escolha produtos da nossa tradição gastronómica", aconselha o SNS, referindo que as refeições de Natal deverão ser iniciadas com uma sopa. O organismo sublinha ainda que escolher produtos deste tipo ajuda não só a saúde, como a promover e a biodiversidade e o emprego local.
Nos próximos dias, siga as sugestões da #Nutrimento, da @DGSaude , para um Natal mais saudável. Faça um pequeno-almoço equilibrado, deixando de lado os doces. Escolha produtos da nossa tradição gastronómica. Inicie as suas refeições natalícias com uma sopa. #Saúde #SNS #Natal pic.twitter.com/QT0AUJMfdv
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) December 21, 2022
Já esta quinta-feira, a mesma autoridade deixou mais três conselhos. "Acompanhe as refeições com hortícolas e outros vegetais, como couves cozidas, lentilhas, cogumelos, ervilhas, beringelas castanhas, grelos e curgetes", aconselha o SNS.
"Dê atenção a preparados culinários mais simples como estufados, cozidos ou grelhados", avisa ainda o SNS, acrescentando que, em terceiro - mas não menos importante - também o pão fresco deverá estar na mesa.
Conheça mais 3 sugestões da #Nutrimento, da @DGSaude , para um Natal mais saudável. Acompanhe as refeições com hortícolas e outros vegetais. Dê atenção a preparados culinários mais simples como estufados, cozidos ou grelhados. Disponha de pão fresco. #Saúde #SNS #Natal pic.twitter.com/bQ4IQubCr3
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) December 22, 2022
Leia Também: Youtuber criou uma das 'árvores' de Natal mais bonitas (e perigosas)