Dois detidos em Moura por furto de 290 quilos de azeitona
A detenção deu-se no seguimento de uma denúncia.
© Reuters
País azeitona
O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no dia 29 de dezembro, dois homens, com 27 e 30 anos, pela prática do crime de furto de azeitona no concelho de Moura, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A detenção deu-se no seguimento de uma denúncia, que dava conta de que os suspeitos se encontravam num olival. Perante isso, a GNR deslocou-se rapidamente para o local, onde surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário - motivo que levou às suas detenções em flagrante.
No seguimento da ação foi ainda realizada uma busca ao veículo, que culminou na apreensão de 290 quilos de azeitona, uma máquina manual para a apanha da azeitona no solo (conhecida como ouriço) e a própria viatura.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura.
No comunicado, a GNR lembra que a "colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património".
Para "evitar crimes de furto, junto de propriedades/explorações agrícolas" e "dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas", a autoridade está a levar a cabo a operação 'Campo Seguro 2022', no âmbito das quais realiza ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização
Leia Também: Roubar azeitonas? 22 detidos no Alentejo na semana anterior ao Natal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com