"O suspeito, que atuava durante a noite, acedia aos vários estabelecimentos através de arrombamento, causando avultados danos materiais nas portas e janelas. Já no interior, arrombava as caixas registadoras com a intenção de apropriar-se de quantias monetárias aí existentes, o que nalguns casos logrou conseguir", descreve, em comunicado, o Comando Regional dos Açores da PSP.
De acordo com a polícia, durante a investigação "foi possível recolher um conjunto substancial de provas que apontam o arguido como autor de diversos crimes perpetrados em vários estabelecimentos comerciais, sedeados na vila das Capelas e na cidade de Ponta Delgada", na ilha de São Miguel.
"Ao todo, sem prejuízo de outros casos que ainda se encontram em investigação, a PSP conseguiu reunir indícios suficientes e sustentados que levam a querer que o suspeito terá praticado seis crimes de furto qualificado", indica a PSP.
A polícia refere também que "o arguido é consumidor de drogas duras, vindo a praticar tais ilícitos com o propósito de garantir o sustento a esse vício".
O homem tinha já uma condenação anterior pela prática de crimes idênticos, com a aplicação de "pena de prisão suspensa na sua execução, com obrigatoriedade de sujeitar-se a tratamento à sua dependência".
Agora, o detido foi alvo de um mandado de detenção fora de flagrante delito e, após ter sido presente a um primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Leia Também: Gaia. Detidos após partir vidro de carro na posse de material furtado