"Espera-se que precipitação volte". IPMA prevê novo "período crítico"
Meteorologista alertou que está um aviso emitido entre as 3h e as 15h para a região do Porto, com um período mais crítico sinalizado com novo alerta laranja entre as 6h e as 12h.
© Global Imagens
País Mau tempo
A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Patrícia Gomes referiu, este sábado, que, para a próxima noite, no Porto, "espera-se que a precipitação volte a ocorrer com alguma intensidade", embora esteja prevista menos chuva, pelo que “não faz sentido algum aumentar o nível do aviso”.
Em declarações à SIC Notícias, a meteorologista alertou que está um aviso emitido entre as 3h e as 15h para a região do Porto, com um "período mais crítico" sinalizado com novo alerta laranja entre as 6h e as 12h. Assim, “pode acontecer esta situação mais uma vez”, admitiu.
Sobre a chuva forte deste sábado na cidade do Porto, "terão chovido 20 a 25 milímetros de água num período de sensivelmente 20 minutos, o que é uma precipitação muito intensa", destacou Patrícia Gomes. No entanto, estava “perfeitamente dentro do aviso laranja que estava emitido”.
A forte chuva que se fez sentir esta manhã no Litoral Norte do país afetou com particular impacto a baixa da cidade do Porto. O mau tempo provocou fortes inundações, que acabaram por forçar o corte de muitas estradas e a interrupção do serviço de metro.
A zona envolvente à estação de caminhos-de-ferro ficou devastada pela força das águas, com muitos negócios e comércio local a ter de lidar com muitos estragos.
Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo estiveram sob alerta laranja de precipitação do IPMA, entre as 7h30 e as 12h00 do dia 7, passando entretanto a alerta amarelo.
No domingo, aos mesmos distritos junta-se a região de Vila Real, e estarão sob aviso laranja entre as 9h00 e as 15h00.
Leia Também: Estação de metro de São Bento ficou alagada. Eis as imagens
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com