Já caíram os primeiros flocos de neve do ano de 2023 este domingo, com habitantes e visitantes da zona Norte a mostrar algumas zonas pintadas de branco.
No Parque Nacional da Peneda-Gerês, um grupo de nove caminhantes da Hiking Around Adventures registaram o momento em 'stories' na rede social Instagram enquanto percorriam um trilho.
Também a serra do Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, foi brindada com os primeiros flocos de neve durante a tarde de domingo.
Um caminhante, que estava no local acompanhado do cão, registou o momento nas redes sociais.
Além desta serra, também na aldeia de Pitões das Júnias, em Montalegre, já caíram os primeiros flocos de neve do ano. O registo foi feito por José Correia e partilhado nas redes sociais.
O IPMA divulgou, na sexta-feira, que a temperatura iria baixar a partir de domingo em Portugal continental, podendo atingir a meio da semana os -5 graus Celsius nas áreas interiores do Norte e Centro, devido à passagem de "superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste".
Já quanto à temperatura, esta vai sofrer uma diminuição - que será mais acentuada nos dias 17 e 18 - com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral.
A temperatura máxima deverá oscilar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro.
O IPMA salienta que o desconforto térmico será acentuado pelo vento forte que se irá fazer sentir.
Assim, e devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos Laranja de agitação marítima no litoral Norte e Centro a iniciar no dia 16, assim como avisos Amarelo e Laranja de rajada para os dias 16 e 17 e aviso Amarelo de precipitação em vários distritos do Norte e Centro.
Também, e devido à queda de neve nos dias 16, 17 e 18, foi emitido aviso Amarelo para as terras altas dos respetivos distritos.
Leia Também: Depressão Fien. IPMA alerta para rajadas de 120 km/h e acumulação de neve