Marcelo assinala aumentos "nalguns casos superiores a 8%" no privado
O Presidente da República assinalou hoje que tem havido "em vários domínios do setor privado" aumentos salariais "nalguns casos superiores a 8%", ao ser questionado se há margem para aumentar mais os salários.
© Getty Images
País Crise/Inflação
O Jornal de Negócios noticiou na edição de hoje que a Comissão Europeia defende que "há margem para aumentar mais os salários" sem "alimentar uma espiral inflacionista".
Em declarações aos jornalistas no Infarmed, em Lisboa, a propósito desta notícia, questionado se vê margem para aumentar mais os salários em Portugal, o chefe de Estado respondeu: "Mas isso tem estado a acontecer no setor privado, em vários domínios do setor privado".
"Eu recebi os parceiros económicos e sociais recentemente, no final do ano passado. Os aumentos deste ano eram aumentos incomparavelmente superiores aos tradicionais no setor privado, em alguns domínios", afirmou.
Marcelo Rebelo de Sousa referiu que, para uma inflação "em média perto dos 8%" no fim do ano passado, houve aumentos salariais acima de de 7% e "nalguns casos superiores a oito por cento", o que "não se via em Portugal há muito tempo".
"O patronato explicou-me que noutros domínios isso já era mais complicado, nalguns domínios da agricultura, nalguns domínios domínios do comércio", ressalvou.
Segundo lhe foi transmitido, "pequenos e médios comerciantes teriam alguma dificuldade em ir para valores tão altos, mas admitiam que tinham de ser valores claramente superiores aos valores dos últimos anos, porque a inflação foi muito superior à dos últimos anos", acrescentou.
Leia Também: Aumento de salários? "Se há na União Europeia, tem de haver em Portugal"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com