Muito frio? As recomendações da Proteção Civil para os próximos dias
Os próximos dias serão de muito frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 5ºC. Saiba que medidas preventivas deve, assim, adotar.
© Shutterstock
País Frio
As próximas 48 horas, de acordo com as mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), serão de agravamento das condições meteorológicas no país. É de esperar a ocorrência de muito frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 5ºC - que fomentarão, por sua vez, o aparecimento de gelo ou geada.
Em causa está uma realidade que, segundo recorda o Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão, pode trazer efeitos gravosos para as populações.
Em comunicado enviado às redações, a autoridade municipal alerta para a possibilidade de ocorrência de: intoxicações por inalação de gases, "devido a inadequada ventilação", em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras; incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos; e eventual formação de gelo em troços de estradas com ensombramento permanente.
Perante este cenário, a autoridade recorda que o "eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado". Saiba, então, quais as recomendações da Proteção Civil para estes próximos dias:
- "Verifique se os equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento";
- "Não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores";
- "Se utilizar lareiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde";
- "Desligue os equipamentos de aquecimento quando se deitar ou sair de casa, de forma a evitar incêndios ou intoxicações";
- "Tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras";
- "Evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura";
- "Use várias camadas de roupa adequada à temperatura ambiente";
- "Proteja as extremidades do corpo, use luvas, gorro, meias quentes e cachecol";
- "Ingira bebidas e alimentos quentes".
- "Preste atenção às condições do piso durante qualquer atividade física para evitar quedas";
- "Evite esforços excessivos e o arrefecimento do corpo";
- "Na estrada, adote uma condução defensiva devido ao risco de acumulação de gelo".
O Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão aconselha ainda as populações a manterem uma "especial atenção" aos grupos populacionais mais vulneráveis, como é o caso das crianças, idosos, pessoas com patologias crónicas e da população sem-abrigo.
Leia Também: Frio coloca todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com