PSP fiscalizou 61 mil viaturas em 3 dias, 1.035 em excesso de velocidade
A operação decorreu durante três dias. Foram fiscalizados, de acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), 61.602 veículos
© Reprodução Facebook / PSP - Comando Metropolitano de Lisboa
A PSP revelou, esta segunda-feira, os resultados de uma operação de fiscalização levada a cabo entre sexta-feira a domingo, no território continental, assim como nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
A Operação 'Risco Mínimo' teve como objetivo a fiscalização dos veículos que circularam nesse período em excesso de velocidade, "uma das principais causas da sinistralidade rodoviária", tal como lembra uma nota enviada pelas autoridades ao Notícias ao Minuto.
De acordo com o comunicado, os radares controlaram durante estes três dias 61.602 viaturas, das quais 1.035 se encontravam em excesso de velocidade.
Mas a operação não se concentrou no excesso de acelerador, como também no excesso de álcool. "Dos 2577 condutores submetidos ao teste de alcoolemia, 112 encontravam-se a exercer o ato de condução sob o efeito do álcool", lê-se na nota, que recorda que esta é uma contraordenação prevista no Código da Estrada.
No total, foram registadas 2.541 contraordenações - 1.633 leves, 794 graves e 114 muito graves. Destas contraordenações, houve ainda 41 que diziam respeito à falta de uso do cinto de segurança e sistemas de retenção. Também 31 condutores foram intervencionados devido ao uso de telemóvel enquanto estavam ao volante,
"Salientamos também o registo de 147 viaturas a circular na via pública sem inspeção, bem como 54 autos de contraordenação por falta de seguro obrigatório", sublinha a PSP, que diz que houve também 117 detenções - 85 por condução sob o efeito do álcool e 32 por falta de habilitação legal.
Leia Também: Movimento quer referendo em defesa do direito a habitar Lisboa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com