Proteção Civil de Lisboa com "tudo preparado" para receber sem-abrigo
O Pavilhão Municipal Manuel Castelo Branco, preparado desde as 18h para fazer um acolhimento temporário perante a vaga de frio com descida acentuada dos valores de temperatura, os sem-abrigo podem "pernoitar, fazer rastreios de saúde e a higiene diária".
© Câmara Municipal de Lisboa
País Frio
A diretora da Proteção Civil de Lisboa, Margarida Martins, referiu, esta terça-feira, no Pavilhão Municipal Manuel Castelo Branco, uma das estruturas adaptadas ao Plano de apoio aos sem-abrigo contra frio ativado às 18h00, que "está tudo preparado para receber estas pessoas".
Neste local, preparado para fazer um acolhimento temporário perante a vaga de frio com descida acentuada dos valores de temperatura, os sem-abrigo podem "pernoitar, fazer rasteiros de saúde e a higiene diária".
Segundo Margarida Martins, em declarações à RTP3, "vai ser feito um acompanhamento da temperatura e do que vão sendo as previsões para os próximos dias", uma vez que o dispositivo "pode ser prolongado". "Estamos preparados para aquilo que for necessário", sublinhou ainda.
A Câmara de Lisboa acionou, esta terça-feira, à tarde o plano de contingência para as pessoas em situação de sem-abrigo devido ao tempo frio,
Segundo a informação, equipas técnicas de rua vão estar no terreno a acompanhar a situação, fazendo recolha das pessoas em diversos pontos de encontro da cidade.
A Proteção Civil emitiu um aviso à população devido à previsão de frio, chuva e vento, recomendando à população que tome medidas de prevenção e dê especial atenção ao uso de equipamentos de combustão.
O aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem por base informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para hoje e para quarta-feira tempo frio, com temperaturas mínimas a variar entre os -4ºC e os 8ºC e as máximas entre os 5ºC e os 17ºC, e vento que pode ser forte nas terras altas.
Leia Também: Lazio-AC Milan: Rafael Leão titular, Luís Maximiano no banco
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com