"Ferimentos visíveis". Resgatada águia-de-asa-redonda em Ribeira de Pena
Animal foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
© Guarda Nacional Republicana
País Resgate animal
O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), resgatou, no dia 21 de janeiro, uma águia-de-asa-redonda ('buteo buteo'), no concelho de Ribeira de Pena.
"Na sequência de uma denúncia, dando conta de que a ave se encontrava junto a um terreno agrícola e que aparentava estar ferida", explica a GNR em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os elementos do NPA "deslocaram-se para o local, onde localizaram a águia debilitada com sinais de ferimentos visíveis."
Ao chegarem ao local, é ainda adiantado, "recolheram o animal e efetuaram o seu transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS/HV UTAD), em Vila Real".
Aqui, o seu estado de saúde será "monitorizado" e a águia-de-asa-redonda ficará a recuperar para "posterior libertação ao seu habitat natural".
Resgatada águia-de-asa-redonda em Ribeira de Pena© Guarda Nacional Republicana
De recordar que a GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental". Para contactar a Linha SOS Ambiente e Território, o número é o 808 200 520.
Leia Também: Veado tinha abóbora de plástico presa ao focinho. Vídeo mostra resgate
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com