Perante várias críticas devido ao custo anunciado do altar-palco da Jornada Mundial da Juventude, cuja construção deverá atingir um custo total superior a cinco milhões de euros, a Câmara Municipal de Lisboa divulgou um vídeo que ilustra o avanço nas obras do local, junto ao Rio Tejo.
Através do vídeo, divulgado no Youtube, é possível ver os vários acessos já criados no Parque Tejo, do lado norte da Ponte Vasco da Gama, em Lisboa.
As imagens datam do dia 12 de janeiro de 2023.
O altar-palco onde o Papa Francisco irá pregar na Jornada Mundial da Juventude vai custar 4,2 milhões de euros, não incluindo o valor do IVA, e 1,06 milhões de euros "para as fundações indiretas da cobertura". A Câmara de Lisboa diz que o palco necessita de grandes dimensões, devido ao número de pessoas que precisa de albergar.
Pode consultar o vídeo, clicando na galeria acima.
Está previsto que, além do palco anunciado na terça-feira, será também alvo de investimento o Parque Tejo, que tem mais de 30 hectares, será criada uma ponte ciclo pedonal sobre o rio Trancão (a realizar pela empresa municipal EMEL), além de espaços de estacionamento.
O investimento total no Parque Tejo deverá superar os 20 milhões de euros, segundo as previsões anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa. A autarquia, através do presidente, Carlos Moedas, garante que o palco e muitas das estruturas serão reutilizadas para outros eventos.
A Jornada Mundial da Juventude, considerado o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo e que conta com a presença do Papa, irá realizar-se no início de agosto. A escolha para que Lisboa acolhesse o evento surgiu em 2019, sendo que estava inicialmente previsto que decorresse em 2022 (no entanto, a pandemia obrigou a um adiamento para este ano).
Leia Também: Afinal, custa cerca de 5 milhões: Veja como será o altar-palco para a JMJ