A Marinha Portuguesa coordenou, desde as 10h26 (hora dos Açores) do dia 25 de janeiro, o resgate médico de um homem de 44 anos, de nacionalidade ucraniana, que se encontrava a bordo do navio mercante 'Marlin Santorini', e que apresentava sintomas de intoxicação.
Segundo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o navio, com bandeira das Ilhas Marshall, que se encontrava a navegar a 680 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 1260 quilómetros, a oeste de Ponta Delgada, "efetuou pedido de auxílio tendo sido considerado necessário efetuar o resgate por meio aéreo".
"Foi solicitando o apoio do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lages (RCC Lajes), que empenhou a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP)", pode ler-se.
O paciente foi transportado para a Base das Lajes, na ilha Terceira, onde aterrou às 20h15 (horas locais, de ontem, dia 26 de janeiro, tendo sido transferido, posteriormente, para uma unidade hospitalar na Ilha da Terceira.
Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um helicóptero EH-101, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, revela ainda a Marinha.
Leia Também: PSP dispara para o ar para deter homem armado em restaurante de Odivelas