Referendo em Benfica? EMEL preocupada com "perceção" sobre atividade
Em comunicado, a empresa de mobilidade e de estacionamento que opera em Lisboa destacou que a "competência para a instituição de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada é exclusiva da Câmara Municipal de Lisboa".
© iStock
País Emel
A EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), em comunicado que acaba de ser enviado às redações, emitiu a sua posição acerca do referendo que está a decorrer em Benfica, sobre o alargamento do estacionamento pago naquela freguesia lisboeta.
"A EMEL sublinha a sua preocupação, de um modo geral, com a perceção que destes debates resulta em relação à sua atividade", informou a empresa.
Neste âmbito, a EMEL deu mais alguns detalhes sobre essa sua atividade - que, elaborou, "mais não é que apoiar tecnicamente e executar as decisões dos órgãos do Município, atuando através da fiscalização, gestão e intervenção no espaço público".
Assim, a empresa de mobilidade e de estacionamento que opera em Lisboa destacou que a "competência para a instituição de Zonas de Estacionamento de Duração Limitada é exclusiva da Câmara Municipal de Lisboa". E, além do mais, a mesma é sempre "precedida de parecer vinculativo da Junta de Freguesia".
Porém, desta vez, a freguesia de Benfica optou "por devolver a decisão aos cidadãos", o que conduziu a este processo de referendo, lembrou ainda a EMEL.
Saudando "todos os eleitores que participaram neste ato", bem como "todos aqueles que se envolveram, intervieram e dinamizaram a campanha", a empresa pública municipal referiu ter adotado "neste processo a mais absoluta neutralidade" - ao abster-se de "produzir quaisquer declarações ou posições que pudessem influenciar o resultado do referendo hoje realizado".
A posição da EMEL surge no mesmo dia em que os cidadãos de Benfica se encontram a votar sobre a possibilidade de alargamento das zonas de estacionamento tarifado da EMEL naquela freguesia. Isto depois de, na sexta-feira, segundo revela a agência Lusa, a empresa ter-se escusado a revelar se respeitará o resultado do escrutínio, para não "influenciar o debate".
Em cima da mesa está uma única questão, a que os mais 30 mil eleitores recenseados terão de responder "sim" ou "não". É ela: "Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada de Benfica?".
O resultado de um referendo é vinculativo se participarem mais de metade dos eleitores inscritos.
[Notícia atualizada às 19h25]
Leia Também: Adesão ao referendo em Benfica ao nível de eleições europeias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com