A criança de 10 anos que se encontrava nos escombros na localidade de Antáquia, na Turquia, e foi resgatada no sábado pela Força Operacional Conjunta (FOCON) portuguesa após cinco dias do terramoto que assolou o país e a Síria chama-se Baran.
No vídeo do resgate divulgado no Facebook da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pode ver-se o momento em que o menino é salvo dos destroços. Na descrição, a equipa denota que "a esperança é a última a desvanecer".
Segundo José Guilherme, da missão portuguesa na Turquia, em declarações à Lusa no domingo, o menino foi localizado na baixa de Antáquia, no setor que tinha sido atribuído aos operacionais portugueses e onde já trabalhavam há vários dias, com recurso a cães.
Durante o resgate que durou três horas, a equipa percebeu que a criança ficou presa numa bolsa por entre os escombros do edifício, tendo conseguido ter sempre um tradutor a falar com ele.
"É um momento de sensação de dever cumprido", referiu o comandante, em declarações à SIC Notícias no sábado, acrescentando que "Baran está já no hospital em Istambul".
De acordo com o comandante, "isto é o corolário daquilo que estamos a fazer aqui, da entrega dos operacionais e vamos continuar o nosso trabalho, que é salvar vidas".
Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os sismos que devastaram há uma semana o sul da Turquia e o noroeste da Síria causaram pelo menos 40.943 mortes - 31.643 mortos na Turquia e cerca de 9.300 na Síria.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Sismo. Na baixa de Gaziantep, surgem primeiros sinais de normalidade