A Núcleo de Intervenção e Resgate Animal (IRA) rebatizou a nova viatura chamada 'Sentinela II' para 'Proteo' - nome do cão de busca e resgate do Exército mexicano, que morreu na Turquia durante as buscas por sobrevivente do sismo que abalou o país.
Na nota na rede social Facebook, na terça-feira, o IRA dá conta que a viatura "tinha sido inaugurada em plena catástrofe Turca, onde PROTEO perdeu a sua vida", pelo que acharam "que seria mais uma forma de prestar respeito ao herói canino".
"Assim, deixamos de ter 'Sentinela II' para termos o 'Proteo', ao serviço da defesa animal em Portugal", acrescenta a nota.
O IRA, desta forma, manterá a memória de Proteo viva para sempre. "Imortalizaremos a tua missão de salvar vidas", remata.
A morte do pastor alemão foi anunciada, no domingo passado, pela Secretaria de Defesa Nacional mexicana. "Cumpriste com a tua missão como membro da delegação mexicana na busca e resgate dos nossos irmãos na Turquia. Obrigado pelo teu trabalho heroico!", escreveu o SEDENA na conta do Twitter.
Também o Intervenção e Resgate Animal (IRA) partilhou uma foto de Proteo, na altura, a dar conta da sua morte. "PROTEO faleceu hoje após uma derrocada de uma casa, enquanto procurava sobreviventes debaixo dos escombros", escreveu no Facebook.
Leia Também: Proteo, o cão mexicano que morreu em missão na Turquia, será repatriado