Nos últimos anos, as autoridades registaram um aumento de interações de orcas com veleiros na zona costeira da Península Ibérica. Em alguns casos, os encontros foram violentos e deixaram danos nas embarcações e até tripulantes feridos.
Para evitar este tipo de situações e porque está a aproximar-se a época em que, por excelência, estes animais se deslocam regularmente ao longo da costa portuguesa, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional, estão organizaram o workshop, que decorrerá no próximo dia 3 de março, na página de Facebook do ICNF.
Com este workshop as autoridades pretendem fazer uma atualização da informação já recolhida e tentar encontrar soluções que possam minimizar ou mesmo anular este novo comportamento das orcas, com vista à proteção não só dos velejadores e das suas embarcações, mas também dos próprios animais.
A data do workshop coincide, tal como lembra a Marinha no seu site oficial, com as comemorações do 'Dia Mundial da Vida Selvagem', cujo tema deste ano é 'Parcerias para a Conservação da Vida Selvagem'.
Pode consultar o programa do workshop aqui
Leia Também: Veleiro fica "à deriva" após interação com orcas perto do Cabo Espichel