Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 22º

"Isto é horrível". Utente morre em sala de espera do Hospital de Évora

Caso foi contado pela mulher de um outro paciente.

"Isto é horrível". Utente morre em sala de espera do Hospital de Évora
Notícias ao Minuto

14:56 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto

País Hospital de Évora

Uma pessoa terá morrido por falta de assistência nas urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora, na quarta-feira, 1 de março, dia em que o tempo de espera chegou a ser, segundo a CNN Portugal, de 24 horas para doentes urgentes.

Aos jornalistas no local, a mulher de um outro paciente garantiu que a unidade hospitalar não respondeu em tempo útil à utente e que esta acabou por morrer.

"Tivemos a triste cena de termos uma senhora que morreu à nossa frente. Quando estavam a pensar tirar a senhora da maca para uma cadeira, porque pensaram que ela estava a dormir, a senhora estava morta. Isso é horrível", contou a mulher, cujo marido estava "com uma dor que mal se conseguia mexer," à espera de ser atendido há mais de 12 horas.

Doente que morreu foi observado 4h após ter chegado ao hospital. Meia hora depois, morreu

Entretanto, o hospital confirmou ao Notícias ao Minuto o falecimento de um utente, do sexo masculino, de 82 anos, "pelas 23h30, no dia 1 de março, no serviço de urgência".

De acordo com a unidade hospitalar, o doente "foi triado segundo protocolo de Manchester com a cor amarela, pelas 19h, tendo sido retriado e observado depois das 23 horas". O óbito foi declarado pelas 23h30.

"A todos os serviços de urgência recorrem diariamente doentes com múltiplas comorbilidades com agudização de queixas. Apesar dos cuidados prestados pelas equipas, em determinadas circunstâncias, a evolução clínica pode não ser a mais desejável por aqueles que empenhadamente trabalham diariamente nos serviços de urgência", sublinhou ainda o hospital em resposta às perguntas colocadas pelo Notícias ao Minuto.

[Notícia atualizada às 16h29]

Leia Também: PCP alerta para "estrangulamentos" no hospital de Évora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório