O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou, esta quinta-feira, que a região do Algarve voltará a ter uma delegação regional do INEM, alcançada com a aprovação alteração da lei orgânica daquela entidade, em conferência de imprensa do Conselho de Ministros, a partir de Faro.
"O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que altera a lei orgânica do INEM, que faz com que recupere no Algarve a sua delegação regional", disse o responsável, que salientou tratar-se de "uma decisão muito importante do ponto de vista operacional".
Pizarro recordou que o Algarve detinha uma delegação regional do INEM até 2012, altura que foi fundida na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e retirou "capacidade de funcionamento nesta região, que agora é plenamente recuperada".
"O INEM opera regularmente 42 meios de emergência nesta região, incluindo um helicóptero de emergência médica, três viaturas médicas de emergência e reabilitação, quatro viaturas de suporte imediato de vida e um conjunto de outras viaturas do próprio INEM ou parceiros", enumerou, complementando que a região se prepara, assim, para "um reforço da emergência médica".
"Acresce a importância de que este é um dos elementos do esforço que estamos a fazer para qualificar os serviços de saúde na região do Algarve, que exigem um modo de articulação e de organização muito próprio", disse, explicando que é "a única região do país que está confrontada com o atendimento regular a uma população de cerca de meio milhão de habitantes mas que, como todos sabem, é em muitos momentos superior ao dobro desta população".
De notar que a segunda edição do 'Governo Mais Próximo' arrancou na quarta-feira e termina esta quinta-feira, com um programa de mais 60 iniciativas em todos os concelhos do distrito de Faro, no qual marcaram presença diversos ministros e secretários de Estado.
[Notícia atualizada às 15h14]
Leia Também: Detidas após prometer cura de doenças graves com medicina alternativa