Três crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos foram encontradas num "extremo estado de insalubridade, denotando grave falta de higiene, hematomas na cara, estando uma delas num avançado estado febril", numa casa sem condições de higiene, no distrito de Setúbal, no passado dia 15 de março, revelou a Polícia de Segurança Pública (PSP), esta segunda-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De acordo com os agentes, o local onde os menores viviam, para além de não possuir quaisquer condições de higiene, "apresentava-se ainda sem porta de entrada e sem janelas que impedissem a entrada do frio, existindo apenas um colchão colocado no chão onde dormiam cinco pessoas".
Face à gravidade da situação e ao perigo a que estas crianças estavam expostas, os polícias acionaram o INEM. Os menores foram assistidos e conduzidos às urgências pediátricas do Hospital de São Bernardo, em Setúbal. Por indicação médica, e apesar de terem tido alta clínica, os três ficaram internados até 17 de março.
O caso foi sinalizado e entregue à CPCJ, que decidiu a retirada dos menores aos seus progenitores, transportando-as com a colaboração da PSP para local de acolhimento.
Já os pais dos menores, um homem de 23 anos e uma mulher de 25, foram identificados, por suspeitas do crime de exposição ou abandono de crianças.
Leia Também: ONG apela a "investigação completa" de crimes cometidos contra crianças