GNR deteta (mais) três descargas ilegais no concelho de Loures
Militares apreenderam a um operador de gestão de resíduos do concelho um veículo ligeiro de mercadoriais e elaborou três autos de contraordenação.
© Shutterstock
País Poluição
A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou três descargas ilegais de resíduos, no concelho de Loures, revelou esta autoridade ao Notícias ao Minuto num comunicado enviado esta segunda-feira.
De acordo com os militares, as descargas foram detetadas no dia 22 de março, depois de, a 15 de março, no âmbito do Dia Mundial da Água, terem sido recolhidas amostras que revelaram "componentes de elevada perigosidade para a saúde pública e para o ecossistema envolvente em uma linha de água".
Perante isso, foi realizada uma ação de fiscalização a um operador de gestão de resíduos e detetadas "descargas ilegais de efluentes diretamente para a linha de água sem qualquer tipo de tratamento, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração".
Da ação resultou a apreensão de um veículo ligeiro de mercadorias e a elaboração de três autos de contraordenação remetidos para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e para a Câmara Municipal de Loures.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Loures.
Recorde-se que não é a primeira vez que um caso como este acontece em Loures. Na mesma altura, três pessoas foram identificadas pelo mesmo tipo de contraordenações no concelho.
Leia Também: Loures. Três pessoas identificadas em operação de descargas de efluentes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com