Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"As primárias no PS devem realizar-se o mais rápido possível"

O dirigente socialista Eurico Brilhante Dias afirmou hoje que as eleições primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro irão realizar-se "o mais rápido possível", mas sem se comprometer com um calendário para concluir esse processo.

"As primárias no PS devem realizar-se o mais rápido possível"
Notícias ao Minuto

20:39 - 02/06/14 por Lusa

País Eurico Dias

Eurico Brilhante Dias falava aos jornalistas no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS, depois de interrogado sobre em quanto tempo a direção dos socialistas tenciona operacionalizar o processo de realização primárias, que serão abertas a simpatizantes do partido.

"As primárias devem realizar-se o mais rápido possível em função de procedimentos que neste momento desconheço", disse, após ser questionado se essa eleição poderá acontecer ainda antes de agosto.

"Setembro, outubro, julho, novembro, o secretário-geral já foi claro sobre isso. Será em função dos procedimentos que estiverem em cima da mesa. Mas será o mais rapidamente possível", insistiu Eurico Brilhante Dias.

Questionado se António José Seguro se demite caso, eventualmente, seja derrotado em eleições primárias para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro, o membro da direção frisou que "o secretário-geral é um órgão unipessoal".

De acordo com Eurico Brilhante Dias, uma decisão de eventual demissão em caso de derrota em eleições primárias "não é da direção nacional do PS, mas sempre do órgão unipessoal".

"Naturalmente, qualquer ator político, em função do resultado das eleições primárias - que serão momento de grande celebração democrática no país -, saberá tirar as ilações, tanto quem ganha como quem perde", observou.

Neste ponto, o membro do Secretariado Nacional do PS frisou que, na sequência das eleições primárias, abertas a simpatizantes, "não haverá qualquer bicefalia na liderança" deste partido, havendo um candidato a primeiro-ministro e um outro dirigente do partido no cargo de secretário-geral.

O PS reúne na quinta-feira a sua Comissão Política Nacional para decidir a realização de eleições primárias a breve prazo para a escolha do candidato do partido a primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório