Detido nos Açores por agredir com facas mãe idosa e com problema de saúde
Homem detido e o irmão perpetravam as agressões.
© iStock
País PSP
A Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores deteve um homem, com 33 anos, fortemente indiciado da prática de um crime de violência doméstica sobre a própria mãe.
Segundo comunicado da PSP, a detenção do suspeito surge enquadrada em "vários episódios de violência cometidos pelo arguido e pelo irmão sobre a própria mãe, num quadro de especial censurabilidade por se tratar de pessoa especialmente fragilizada, não só pela sua idade avançada, mas sobretudo pelos seus graves problemas de saúde", pode ler-se em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O caso envolve dois cidadãos toxicodependentes que agrediam a própria mãe após a recusa desta em ceder-lhes dinheiro para a aquisição de drogas sintéticas.
Assim, e no âmbito do processo liderado por uma Magistrada do Ministério Público de Ponta Delgada e cujas diligências policiais estiveram a cargo dos investigadores da Equipa Especializada em Violência Doméstica da PSP, provaram-se inúmeros episódios de violência física, emocional e verbal por parte de ambos os filhos sobre a própria mãe, "nomeadamente agressões e ameaças com recurso a facas".
No passado mês de março, na sequência de uma desordem ocorrida no interior da habitação partilhada entre os suspeitos e a vítima, "enquanto um dos arguidos dirigiu ameaças de morte à própria progenitora, o outro suspeito desferiu uma agressão à vítima, causando-lhe um hematoma na face", o que levou a PSP a deter os suspeitos, tendo um deles ficado em prisão preventiva e outro com apresentações às autoridades e proibição de aproximação e contactos com a vítima.
"Pese embora as medidas de coação a que o arguido se encontrava sujeito, o mesmo, ao encontrar-se, uma vez mais, sob a influência de drogas sintéticas, viria a reincidir na prática de ameaças contra a progenitora, circunstância que motivou novamente a sua detenção", pode ler-se ainda na missiva.
O arguido, após ter sido sujeito a interrogatório no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, ficará a aguardar em prisão preventiva.
Leia Também: Um morto e três feridos após colisão rodoviária na Torreira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com