Está aberto o concurso para 'batizar' a nova ponte sobre o Douro
Qualquer pessoa pode participar e escolher por entre uma lista de seis possíveis nomes.
© Global Imagens / Imagens Virtuais
País Porto
Já está aberto o concurso para escolher o nome da próxima ponte a ser construída sobre o Douro, que ligará o Porto a Vila Nova de Gaia, integrada na construção da nova linha Rubi do metro do Porto.
'Boa Viagem', 'Douro', 'Ferreirinha', 'Boa Passagem', 'União' e 'Engenheiro Joaquim Sarmento' são as seis opções que estão à disposição de quem queira participar no concurso, aberto a todos os interessados.
Os nomes foram propostos pela comissão de seleção, que é composta pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, pelo jornalista e investigador do património Germano Silva, pelo engenheiro civil Humberto Varum e pelo músico Rui Veloso.
A votação estará aberta até 6 de maio e a decisão será revelada a 2 de junho.
Fique a conhecer a história, contada pela própria comissão de seleção, citada pela plataforma Porto., de cada um dos nomes propostos:
- 'Boa Viagem' é “um apelo à tradição marítima e à forte ligação ao mar das gentes que vivem nas duas margens do Douro” e condiz com a passagem da nova linha do metro pela capela homónima em Massarelos;
- 'Douro' dispensa grandes explicações, já que o rio “é o que separa e, ao mesmo tempo, liga as duas margens", é "o grande elemento unificador" e "aquele com que se identificam as comunidades de ambos os lados do rio, que determinou as suas vidas e a ‘identidade destas terras’";
- 'Ferreirinha' é uma referência imediata a Dona Antónia Adelaide Ferreira, uma “figura marcante do Douro”, principalmente ligada à produção de vinho do Porto, que foi um “elemento unificador não apenas da zona Porto-Gaia (casa e caves, respetivamente), mas também de todo o Douro, incluindo a sua história, e do vinho do Porto”;
- 'Boa Passagem' é, por sua vez, uma sugestão ligada ao cruzeiro do Senhor da Boa Passagem, que está ainda na margem de Vila Nova de Gaia;
- 'União' é, também, uma sugestão que dispensa grandes explicações, já que esta ponte servirá para homenagear a “união secular entre as duas cidades” e as “ligações que o tempo tem aprofundado, a unidade entre as duas margens, a unidade entre as gentes que as preencheram”;
- 'Engenheiro Joaquim Sarmento' é a sugestão que pretende homenagear o homem responsável pelo antigo Estádio das Antas, bem como pelas igrejas do Carvalhido e das Antas, e pelos mercados de Matosinhos e Bom Sucesso.
O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, disse esta quinta-feira que a empresa poderá lançar o concurso público da linha Rubi em maio para evitar que fique deserto, enquanto ainda ultima os preparativos do procedimento e do projeto.
Em Vila Nova de Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música, estando prevista a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro.
"Não temos o dia, será anunciado muito brevemente. Mas eu reafirmo que [será] no final de abril, início de maio... nós estamos a ultimar aquilo que já tive oportunidade de dizer. Estamos na fase de revisão do projeto", disse à Lusa Tiago Braga, numa visita às obras da extensão da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia.
Segundo Tiago Braga, "um projeto da magnitude da linha Rubi, que envolve uma ponte, dois viadutos muito significativos, três quilómetros de túnel, estações à superfície e enterradas" implica cuidados quanto ao procedimento concursal.
"Não queremos correr o risco de lançarmos o concurso e do concurso ficar deserto, como tem acontecido um pouco por todo o lado", disse à Lusa o responsável da Metro do Porto.
Leia Também: Metro do Porto admite concurso da Linha Rubi em maio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com