Câmara de Vila Viçosa entrega Prémio Literário Florbela Espanca
Vila Viçosa, 06 jun - O Prémio Literário Florbela Espanca 2013 é entregue pela Câmara de Vila Viçosa, na próxima terça-feira, ao escritor Nuno de Figueiredo, sendo também apresentada a edição da obra vencedora, "Longo Caminho para Casa", informou hoje a promotora do galardão.
© DR
País Terça-feira
A cerimónia, segundo o município alentejano, está agendada para as 16:00, no salão da Sociedade Filarmónica União Calipolense, em Vila Viçosa, ocasião que será aproveitada pela autarquia para apresentar a nova edição da revista municipal de cultura Callípole e um número especial desta publicação dedicado a Florbela Espanca, denominado "Estudos sobre Florbela Espanca - O Espólio de um Mito II".
Além da apresentação das três obras, vai decorrer um momento musical com a atuação do Trio à Corda, do departamento de Música da Universidade de Évora.
O Prémio Literário Florbela Espanca 2013, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, foi dedicado à poesia.
No valor de 2.500 euros, o galardão, criado em 1981, tem uma periodicidade bienal e premeia obras literárias inéditas em língua portuguesa, independentemente da nacionalidade do autor.
"Longo Caminho para Casa", a obra vencedora da edição 2013 do prémio e da autoria de Nuno de Figueiredo (Coimbra), foi editada pela Câmara de Vila Viçosa, numa tiragem de 500 exemplares.
Com este galardão, o município pretende promover, divulgar e apoiar atividades culturais de âmbito literário e, simultaneamente, homenagear a poetisa Florbela Espanca, natural de Vila Viçosa.
Florbela Espanca, autora do "Livro de Mágoas", "Livro de Soror Saudade", "Charneca em Flor" ou "Juvenília", nasceu em Vila Viçosa, a 08 de dezembro de 1894, tendo falecido em Matosinhos, na noite de 07 para 08 de dezembro de 1930, com 36 anos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com