Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Vistoria ao prédio na zona de Picoas irá ditar demolição ou recuperação

Os serviços da Câmara Municipal de Lisboa fizeram hoje uma vistoria ao edifício devoluto na Avenida Fontes Pereira de Melo, cujo interior ruiu na tarde de domingo, esperando-se ainda esta semana saber se irá ser demolido ou se é recuperável.

Vistoria ao prédio na zona de Picoas irá ditar demolição ou recuperação
Notícias ao Minuto

14:25 - 24/04/23 por Lusa

País Lisboa

Em declarações à Lusa, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil, Margarida Castro Martins, explicou que esta manhã foi feita uma vistoria com a Unidade Territorial Centro de Lisboa "para avaliar o estado do edificado cujo miolo ruiu domingo e saber se será proposta a demolição ou se é recuperável".

O prédio, devoluto e emparedado há vários anos, coberto com desenhos e inscrições de arte urbana, na Avenida Fontes Pereira de Melo, na zona de Picoas, ruiu ao final da tarde de domingo, sem causar feridos.

De acordo com a responsável, logo no domingo estiveram no local meios do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, da PSP e do Serviço Municipal de Proteção Civil, tendo sido confirmado "que não se encontrava ninguém no interior".

Margarida Castro Martins adiantou também que houve um corte de alimentação na estação [de eletricidade] que dava para o edifício e para a estação 401 das bicicletas Gira da EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, que vai deixar de estar em funcionamento, tendo a autarquia contactado igualmente os operadores de trotinetes para que as retirem do perímetro do edifício.

Foram ainda colocados cadeados nos portões para impedir a entrada de pessoas no espaço.

"Agora resta esperar pelo auto de vistoria cuja intimação será entregue ao urbanismo para saber se decorrerá o processo de licenciamento que se encontra em curso ou se será para demolir", acrescentou.

Segundo a responsável hoje esteve também no local um representante do proprietário.

No domingo, Rui Serrano, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, explicou à Lusa que o alerta foi dado cerca das 16:40, tendo sido mobilizados 10 viaturas e 40 operacionais, incluindo duas equipas cinotécnicas dos bombeiros e da PSP.

As equipas com cães foram utilizadas para aceder ao interior edifício, tendo-se confirmado que estava abandonado.

A derrocada parcial do interior não obrigou ao corte das vias públicas.

O prédio afetado está num quarteirão onde há outros dois blocos de prédios com todos os acesso e janelas emparedados.

Leia Também: Ruiu o interior de um prédio devoluto na zona de Picoas em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório