Esta deslocação de António Costa, que estará centrada em Reiquiavique, consta de uma nota hoje divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, na qual se destaca que está será a primeira visita oficial à Islândia de um chefe de Governo português.
"A visita à Islândia surge a convite da primeira-ministra, Katrin Jakobsdóttir, sendo a primeira visita oficial de um primeiro-ministro português àquele país. Com o objetivo de reforçar a cooperação bilateral entre os dois países, a visita terá uma forte componente em áreas como as energias renováveis, a agenda climática e a economia azul", refere-se na mesma nota.
Depois da visita oficial, nos dias 16 e 17 de maio, também em Reiquiavique, António Costa participa na IV Cimeira do Conselho da Europa.
"Os chefes de Estado e de Governo analisarão a situação na Ucrânia, com enfoque na questão da responsabilização da Rússia pelos crimes cometidos na guerra. E refletirão sobre a missão do Conselho da Europa à luz de novas ameaças aos direitos humanos, à democracia e ao Estado de Direito", acrescenta-se.
Leia Também: "O Chega não se sabe comportar civilizadamente à mesa da democracia"