Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Um ferido e seis desalojados após derrocada em prédio do Porto

Acidente aconteceu na rua 31 de Janeiro, em plena Baixa portuense. Trânsito está cortado.

Um ferido e seis desalojados após derrocada em prédio do Porto
Notícias ao Minuto

19:08 - 27/04/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Porto

Uma derrocada num prédio na rua 31 de Janeiro, no centro do Porto, fez um ferido ligeiro e seis desalojados

Nenhum deles é de nacionalidade portuguesa, disse a autarquia à Lusa, adiantando que entre as pessoas retiradas há uma criança.

O responsável da Polícia Municipal disse que o ferido "está consciente" e que se trata de um prédio de três andares que, "desabou parcialmente".

A derrocada foi confirmada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto que, em declarações à RTP, explicou que as equipas de socorro, entre elas equipas da autarquia, INEM e Sapadores Bombeiros do Porto, se preparavam para enviar equipas cinotécnicas para dentro do edifício, em busca de pessoas que pudessem, eventualmente, estar ainda dentro do número 55 desta rua portuense.

O trânsito naquela via da baixa, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores, está interrompido.

"Não sabemos exatamente o que provocou o aluimento, mas como há uma obra num prédio de paredes-meias, supomos que tenha havido algum problema de segurança com a obra que tenha causado esta derrocada dentro do prédio", admitiu Rui Moreira, referindo que "podia ter sido uma tragédia".

O autarca disse que, agora, "convirá fazer o apuramento" do sucedido. "A obra é legal, tem lá os certificados de segurança todos. Será feita a investigação necessária para saber o que aconteceu", garantiu. 

Segundo o autarca, o prédio "não tem o mínimo de condições de habitabilidade", pelo que a autarquia vai garantir o alojamento das pessoas esta noite. "Vamos arranjar local para ficarem", referiu.

Segundo a página da proteção Civil, pelas 19h09, encontravam-se no local 27 operacionais apoiados por 10 viaturas, tendo o acidente ocorrido pelas 17h53.

[Notícia atualizada às 21h07]

Leia Também: Prédio que ruiu na Fontes Pereira de Melo em Lisboa "não será demolido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório