O comandante dos Bombeiros Voluntários de Gondomar, Fernando Tavares, confirmou que há dois bombeiros feridos no incêndio de grandes dimensões que está a consumir, este sábado, uma fábrica de produtos químicos em São Cosme, em Gondomar, no distrito do Porto.
Segundo Fernando Tavares, em declarações aos jornalistas no local, são dois feridos leves e já se encontram a ser encaminhados para o hospital.
"Vai ser uma noite longa e o risco é iminente face às circunstâncias do produto que esta fábrica produz", denotou, acrescentando ainda que "o fumo é tóxico".
De acordo com o comandante dos bombeiros, "de momento não há perigo de explosão" e "todas as pessoas podem voltar ao seu domicílio em segurança".
Pelas 22h20 estavam no combate ao incêndio 214 operacionais, apoiados por 69 veículos, de acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
O incêndio deflagrou pelas 17h40 na fábrica da Sociedade Portuense de Drogas, em São Cosme, que não estava a laboral, pelo que não há feridos a registar.
Durante algumas horas, os operacionais centraram esforços em confinar as chamas aos armazéns da fábrica, de forma a que não atingissem silos com combustível que existem no local.
[Notícia atualizada às 22h23]
Leia Também: Autoridades mandam evacuar casas próximas de fábrica que arde em Gondomar