Vinte concelhos do país em perigo muito elevado de incêndio

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje um perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícia

© Getty

Lusa
01/05/2023 08:26 ‧ 01/05/2023 por Lusa

País

IPMA

O IPMA colocou sob este alerta os concelhos de Mação, Vila Nova de Barquinha, Abrantes, Chamusca, Constância, Sardoal, no distrito de Santarém, e os concelhos de Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Os concelhos de Marvão, Portalegre, Castelo de Vide, Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, e os concelhos de Monchique, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira e São Brás de Alportel também estão com perigo muito elevado de incêndio, de acordo com a informação publicada no 'site' do IPMA.

Cerca de 60 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Beja e Faro estão com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.

O vento soprará em geral fraco de vários rumos, soprando moderado de norte/noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e por vezes forte do quadrante norte nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

As previsões apontam ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro e para uma pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius em Viana do Castelo, Porto e Viseu e os 32 graus em Santarém, Beja e Évora.

Leia Também: 64% dos fogos florestais desde janeiro foram causados por negligência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas