Pizarro exalta profissionais de saúde e portugueses após fim da pandemia
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou, esta sexta-feira, que a pandemia da Covid-19 chegou, oficialmente, ao fim. Pizarro reage em comunicado e diz que "o Governo agiu para proteger as pessoas e a economia".
© Carlos Pimentel/Global Imagens
País Covid-19
O anúncio do fim da pandemia por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) é, para o ministro da Saúde, um dia que se reveste de "elevado simbolismo".
Em comunicado enviado às redações, Manuel Pizarro afirma que este "representa uma vitória da perseverança sobre a hesitação, da ciência sobre o desconhecido, da solidariedade sobre o egoísmo e da comunidade sobre o individualismo".
O ministro refere que os portugueses "demonstraram uma enorme capacidade de adaptação, acolheram as orientações sanitárias e aderiram fortemente à vacinação", e frisa ainda a atuação dos trabalhadores dos setores essenciais que se "mantiveram ao serviço".
"O Governo agiu para proteger as pessoas e a economia", pode ler-se na nota.
Endereço também uma palavra sentida aos que sofreram com a Covid-19 e aos que perderam entes queridos em tempos de pandemia
Para Pizarro, ao longo de três anos, a sociedade portuguesa esteve unida em torno do desafio de "conciliar a luta contra a pandemia de Covid-19 com a preservação do quotidiano".
O ministro da Saúde português evoca ainda os "milhares de profissionais de saúde que, num período tão exigente, assumiram um compromisso com a saúde dos portugueses".
"O Ministério da Saúde agradece a cada um dos profissionais e equipas que, nas diversas áreas, prestaram um serviço público irrepreensível, com sacrifício pessoal, durante as diferentes fases da pandemia de Covid-19. Endereço também uma palavra sentida aos que sofreram com a Covid-19 e aos que perderam entes queridos em tempos de pandemia", pode ler-se.
Recorde-se que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou, esta sexta-feira, que a pandemia da Covid-19 chegou, oficialmente, ao fim. Contudo, o vírus "está aqui para ficar", continuando a representar uma ameaça à saúde pública a nível global.
Em conferência de imprensa, o responsável adiantou que, na reunião de quinta-feira, o Comité de Emergência aconselhou que esta classificação, que estava em vigor desde o dia 11 de março de 2020, fosse alterada "para um nível mais baixo de alarme", ditando, assim, o fim da emergência de saúde global.
Leia Também: Covid-19. Redução de mortes mantém-se mas permanece incerteza sobre vírus
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com