Marcelo e homólogo argelino debatem agenda bilateral na terça-feira
O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o seu homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune, encontram-se na terça-feira no Palácio Nacional de Belém para abordar "assuntos da agenda bilateral" e a atualidade internacional.
© Getty Images
País Visita
De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet, o Presidente da República Democrática e Popular da Argélia vai estar em Portugal numa visita de Estado entre terça e quarta-feira, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa.
No início da visita, na terça-feira, os dois chefes de Estado vão ter um encontro no Palácio Nacional de Belém, "onde serão abordados e desenvolvidos assuntos da agenda bilateral entre a Argélia e Portugal, bem como matérias referentes à atualidade internacional".
"O Presidente da República oferecerá, no primeiro dia da visita, um jantar em honra do Presidente Abdelmadjid Tebboune no Palácio Nacional da Ajuda", lê-se no texto.
Ainda segundo a nota, "a deslocação do Presidente Abdelmadjid Tebboune a Portugal insere-se numa perspetiva comum de aprofundamento das excelentes relações entre os dois países".
No sábado, fonte da embaixada argelina em Lisboa tinha transmitido à agência Lusa a visita de Estado a Portugal na terça e quarta-feira do Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, que tem encontros oficiais previstos com as mais altas instituições políticas portuguesas.
A visita, cujo programa oficial está ainda por definir -- Tebboune chega na tarde de segunda-feira a Lisboa --, acontece cerca de uma semana depois da realização, em Argel, da 6.ª sessão do Grupo de Trabalho Conjunto de Cooperação Económica Luso-Argelina.
Na reunião em Argel esteve presente o ministro da Economia e do Mar português, António Costa Silva, que manifestou o desejo de Portugal quintuplicar o investimento na Argélia ao longo dos próximos cinco anos.
Segundo noticiou então a imprensa argelina, Costa Silva afirmou que a Argélia "é uma parceira fundamental e credível num mundo cada vez mais incerto a nível económico e geopolítico" e que Portugal pretende aumentar e diversificar os investimentos na Argélia em vários setores de atividade, tais como obras públicas, finanças, indústria, produção farmacêutica, hidráulica, agricultura, energia e transportes.
Durante a estada em Portugal, Tebboune, cujo programa oficial definitivo deverá ser divulgado segunda-feira, terá encontros com os presidentes portugueses da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do parlamento, Augusto Santos Silva, bem como com o primeiro-ministro, António Costa.
Para já, sabe-se que o chefe de Estado argelino também manterá um encontro com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e participará, quarta-feira, no Fórum Económico Portugal/Argélia, evento promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
Leia Também: Marcelo promulga novo estatuto das CCDR e alerta para "falta de clareza"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com