GNR apreende 16 toneladas de pescado congelado em Ílhavo
Pescado congelado era "impróprio para consumo". Coima pode chegar aos 44.890 euros.
© Guarda Nacional Republicana
País Ílhavo
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, na quinta-feira, 16.084 quilos de pescado congelado impróprio para consumo, na localidade da Gafanha da Encarnação, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.
A coima máxima que a empresa responsável pelo transporte deste pescado pode atingir um valor de 44.890 euros, "por não se encontrar devidamente licenciada e registada para operar com subprodutos de origem animal, não tendo também apresentado qualquer guia de acompanhamento de subprodutos".
Em comunicado, a GNR explica foram encontrados 16.084 quilos de pescado congelado de diversas espécies "indevidamente rotulado, sendo impróprio para consumo humano" numa ação de fiscalização, "com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e desembarque, transporte e acondicionamento de pescado fresco e congelado, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura pesada de mercadorias".
O condutor da viatura, um homem de 40 anos, foi identificado pelas autoridades, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação à empresa transportadora.
Leia Também: GNR apreende cerca de 750 quilos de atum subdimensionado no Funchal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com