Um grupo de ativistas climáticos, conhecido por esvaziar pneus de carros SUV com consumo muito elevado de combustível, chegaram oficialmente a Portugal e já realizaram a sua primeira ação, incentivando a que mais pessoas se juntem no protesto. A ação foi alertada nas redes sociais pelos proprietários das viaturas, com o grupo a reconhecer a autoria desta forma de protesto.
A organização, intitulada 'Tyre Extinguishers' (do inglês 'Extintores de Pneus'), publicou no Twitter uma fotografia do panfleto deixado nos para-brisas dos condutores, no qual é explicado que o grupo faz isto "porque conduzir este veículo gigante em áreas urbanas tem consequências imensas para as outras pessoas".
Estes veículos SUV e 4x4 são considerados "sugadores de gasolina".
É ainda reiterada a necessidade de medidas mais ambiciosas para combater as alterações climáticas, os fenómenos climatéricos extremos e as crises humanitárias, argumentando que "estamos a tomar a responsabilidade de agir pelas nossas próprias mãos, porque os nossos governos e políticos não vão fazê-lo".
No site da Tyre Extinguishers, são também explicados passos sobre como detetar pneus de carros SUV, e dados exemplos de viaturas que serão um alvo para os ativistas.
Comentem vocês… pic.twitter.com/bo3Nl2lKxM
— Ingrid (@Tuxa_Lisboa) May 31, 2023
Apesar das queixas de alguns condutores e proprietários nas redes sociais, a Polícia de Segurança Pública (PSP), contactada pelo Notícias ao Minuto, disse que ainda não foi registada qualquer "denúncia formal", mas mostrou-se ao corrente da situação e esclareceu que "este tipo de ativismo em Portugal" que consiste em esvaziamento de pneus "não constitui necessariamente um crime".
"Ainda assim, alertamos que o esvaziamento dos pneumáticos poderá dar origem ou contribuir para a ocorrência de sinistros rodoviários, caso o utilizador do veículo não note o estado e inicie a marcha. Qualquer cidadão que detete outros a realizar estes atos deve alertar de imediato a Esquadra da PSP mais próxima", referem ainda as autoridades.
Nas redes sociais, a Tyre Extinguishers avisa que esta não será a primeira ação em Portugal, deixando claro que há mais protestos planeados.
"Relatos estão a surgir de condutores muito zangados que estão chateados por não poderem conduzir os seus tanques gigantes em Lisboa. Oh não! Bem-vindos à diversão, Portugal!", reagiu assim a organização ao protesto.
NEW: FIRST ACTION IN PORTUGAL! LISBON SUVS DISARMED 🇵🇹
— The Tyre Extinguishers (@T_Extinguishers) June 1, 2023
Reports coming in of very angry #CarShaggers who are upset they can't drive their massive tanks around Lisbon. Oh no! Welcome to the fun, Portugal!
We will make SUVs history. Find out more here: https://t.co/cmqm5IOeg7 pic.twitter.com/lDi9AZWUjv
Segundo o mesmo grupo, Portugal junta-se a 17 outros países nos quais os protestos da Tyre Extinguishers já passaram, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, entre muitos outros.
Leia Também: Polícia afasta ativistas de assembleia de acionistas da TotalEnergies