Grupo de ativistas climáticos furam pneus a SUV. Já chegaram a Portugal

Os The Tyre Extinguishers são um grupo presente em vários países e têm vandalizado viaturas que consomem muito combustível, como protesto contra a falta de consideração pelo clima, prometendo mais ações em Portugal.

Notícia

© Twitter

Hélio Carvalho
01/06/2023 16:29 ‧ 01/06/2023 por Hélio Carvalho

País

Crise Climática

Um grupo de ativistas climáticos, conhecido por esvaziar pneus de carros SUV com consumo muito elevado de combustível, chegaram oficialmente a Portugal e já realizaram a sua primeira ação, incentivando a que mais pessoas se juntem no protesto. A ação foi alertada nas redes sociais pelos proprietários das viaturas, com o grupo a reconhecer a autoria desta forma de protesto.

A organização, intitulada 'Tyre Extinguishers' (do inglês 'Extintores de Pneus'), publicou no Twitter uma fotografia do panfleto deixado nos para-brisas dos condutores, no qual é explicado que o grupo faz isto "porque conduzir este veículo gigante em áreas urbanas tem consequências imensas para as outras pessoas".

Estes veículos SUV e 4x4 são considerados "sugadores de gasolina".

É ainda reiterada a necessidade de medidas mais ambiciosas para combater as alterações climáticas, os fenómenos climatéricos extremos e as crises humanitárias, argumentando que "estamos a tomar a responsabilidade de agir pelas nossas próprias mãos, porque os nossos governos e políticos não vão fazê-lo".

No site da Tyre Extinguishers, são também explicados passos sobre como detetar pneus de carros SUV, e dados exemplos de viaturas que serão um alvo para os ativistas.

Apesar das queixas de alguns condutores e proprietários nas redes sociais, a Polícia de Segurança Pública (PSP), contactada pelo Notícias ao Minuto, disse que ainda não foi registada qualquer "denúncia formal", mas mostrou-se ao corrente da situação e esclareceu que "este tipo de ativismo em Portugal" que consiste em esvaziamento de pneus "não constitui necessariamente um crime".

"Ainda assim, alertamos que o esvaziamento dos pneumáticos poderá dar origem ou contribuir para a ocorrência de sinistros rodoviários, caso o utilizador do veículo não note o estado e inicie a marcha. Qualquer cidadão que detete outros a realizar estes atos deve alertar de imediato a Esquadra da PSP mais próxima", referem ainda as autoridades.

Nas redes sociais, a Tyre Extinguishers avisa que esta não será a primeira ação em Portugal, deixando claro que há mais protestos planeados.

"Relatos estão a surgir de condutores muito zangados que estão chateados por não poderem conduzir os seus tanques gigantes em Lisboa. Oh não! Bem-vindos à diversão, Portugal!", reagiu assim a organização ao protesto.

Segundo o mesmo grupo, Portugal junta-se a 17 outros países nos quais os protestos da Tyre Extinguishers já passaram, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, entre muitos outros.

Leia Também: Polícia afasta ativistas de assembleia de acionistas da TotalEnergies

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas