Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Três lusodescendentes eleitos em província canadiana

Três lusodescendentes foram eleitos deputados no Ontário, Canadá, na noite de quinta-feira, numas eleições provinciais em que o partido liberal alcançou a maioria absoluta.

Três lusodescendentes eleitos em província canadiana
Notícias ao Minuto

09:32 - 13/06/14 por Lusa

País Liberais

Foi sem surpresa que o antigo ministro das Finanças Charles Sousa (liberal) foi reeleito pelo circulo eleitoral de Mississauga Sul, com 50.8 por centro (22.116 votos). Em London - Fanshawe, Teresa Armstrong (NDP) também voltou a ganhar, agora com 50.4 por cento (17.950 votos).

A novidade veio da área onde resistem mais lusodesdescentes no Canadá, Daverport, com Cristina Martins a garantir a vitória, com 45,3 por cento (16.205 votos), e a dar uma maior representatividade no parlamento provincial aos lusodescendentes, que agora contam com três deputados no Queen´s Park.

O partido liberal venceu com 38,65 por cento dos votos, elegendo 59 deputados, quando só necessitava de 54 para ter uma maioria parlamentar. Logo atrás surge o partido conservador, com 31,25 por cento (27 lugares) dos votos, cujo líder Tim Hudak prometeu durante a campanha eleitoral despedir 100 mil funcionários públicos caso fosse eleito e criar em oito anos um milhão de empregos.

Com esta derrota, Hudak apresentou a demissão.

O partido dos novos democratas (NDP), principal responsável por estas eleições antecipadas, depois de não ter apoiado o orçamento do governo liberal minoritário em maio, conseguiu 23,75 por cento dos votos, elegendo 21 deputados.

A primeira-ministra, Kathleen Wynne, após a nomeação para o cargo em 2013, foi agora eleita, ela que é a primeira mulher a chefiar um Governo no Ontário.

"Votaram pela criação de emprego, pelo crescimento. Obrigado por votarem para ajudar a construir o Ontário e a fazê-lo crescer", disse a líder liberal durante o discurso de vitória.

Dos candidatos lusodescendentes que saíram derrotados, Paul Ferreira (NDP), em York South - Weston, conseguiu apenas 37,1 por cento dos votos (12.174), voltando a perdeu para Laura Albanese (liberal), numa diferença de 3.572 votos.

Em Trinity - Spadina, Paul Figueiras, do Vegan Party, obteve 0,5 por cento dos votos (308), num circulo eleitoral conquistado pelo liberal Han Dong, com 46,03 por cento dos votos.

Antes da dissolução do parlamento, em maio, os liberais tinham 48 lugares, os conservadores 37 e o NDP 21, estando um lugar vago, num total de 107.

Calcula-se que existam no Canadá cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório