Espanhóis fazem-se passar por polícias para furtar joias em Valença
Para o efeito, os homens indicaram que as peças faziam parte de uma investigação criminal por roubo.
© Álvaro Ballesteros/Europa Press via Getty Images
País Valença
Três homens de 38, 45 e 80 anos estão a ser investigados pela Guardia Civil de Pontevedra, na Galiza, depois de se terem feito passar por polícias espanhóis para furtar joias num estabelecimento de compra e venda de ouro, em Valença.
Dois dos homens identificaram-se com crachás de polícia, tendo pedido à funcionária para que lhes entregasse as joias, alegadamente vendidas dias antes pelo terceiro indivíduo. Para o efeito, os homens indicaram que as peças faziam parte de uma investigação criminal por roubo, que estava a decorrer em Espanha, detalhou o jornal La Voz de Galicia.
Perante a situação, a funcionária acionou a Polícia de Segurança Pública (PSP), o que levou os suspeitos a abandonar o local com desculpas evasivas.
A investigação ao caso decorria desde março, sendo que as autoridades de Pontevedra conseguiriam identificar os homens – um venezuelano com antecedentes criminais e dois espanhóis – através das imagens captadas pelas câmaras de vigilância.
Os suspeitos foram notificados em Vigo que se encontram a ser investigados por crimes de usurpação de funções públicas, falsificação de documentos e tentativa de burla.
O estabelecimento comercial tinha adquirido as peças por cerca de quatro mil euros, ainda que o seu valor possa ser o dobro, de acordo com a Guardia Civil.
Leia Também: TAP condenada a indemnizar bebé por atraso em voo de Lisboa para Bilbau
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com