Um militar está internado no Hospital de Santa Maria devido a um golpe de calor sofrido durante o Curso de Comandos. Está em coma induzido desde 12 de junho.
Após ser questionado pelo Notícias ao Minuto sobre o tema, o Exército explicou, em comunicado enviado às redações, que este militar, do "sexo masculino", foi assistido "pela equipa médica militar" nesse mesmo dia. Isto na sequência de uma prova de "marcha-corrida, com a distância de 15 quilómetros" e uma "carga de cinco quilos".
Foi acionado, a seguir, o INEM, "que concretizou a evacuação do militar para o Hospital Santa Maria", explicou a mesma fonte. O militar foi depois diagnosticado com um "golpe de calor" e "pelos riscos inerentes de falência de órgãos foi admitido nos cuidados intensivos".
"A situação neurológica aconselhou a ser induzido o coma, situação em que se mantém", explicou ainda o Exército.
O mesmo comunicado revela ainda que aquela que se trata da 139.ª edição do Curso de Comando foi provisoriamente "interrompida até à conclusão da avaliação clínica de todos os instruendos", por "determinação do Chefe do Estado-Maior do Exército". Foi ainda "iniciado um processo de averiguações" ao incidente.
O curso foi já "retomado", entretanto, após "concluída a avaliação clínica". O Exército garante ainda que foi realizada "a avaliação de marcha-corrida no passado dia 16 de junho, para a distância de 20 km e com carga de 10kg, não se tendo registado quaisquer alterações fora dos padrões definidos".
O 139.º Curso de Comandos iniciou-se a 12 de abril deste ano, contando atualmente com "22 instruendos em formação de um total inicial de 52 formandos", refere o mesmo comunicado.
[Notícia atualizada às 16h43]
Leia Também: Antigo edifício do Exército de Évora é agora residência para estudantes