Marcelo vai falhar inauguração de memorial em Pedrógão Grande

Cerimónia está marcada para a próxima terça-feira, em Pedrógão Grande.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Ema Gil Pires
20/06/2023 17:59 ‧ 20/06/2023 por Ema Gil Pires

País

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, explicou esta terça-feira que não vai estar presente, na próxima semana, na cerimónia de inauguração do monumento de homenagem às vítimas dos incêndios de 2017 em Pedrógão Grande, por estar a participar numa reunião da COTEC Europa, em Itália. 

"Como é sabido, o Presidente da República estará nessa data em Itália, numa reunião da COTEC Europa, juntamente com o presidente italiano Sergio Mattarella e o Rei Felipe VI de Espanha, encontro esse que terminará ao início da tarde, tornando impossível estar de volta a Portugal antes do fim da mesma", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência da República.

O chefe de Estado acrescentou ainda que teve conhecimento da cerimónia agendada para a próxima terça-feira "pela comunicação social". E reforçou, ainda, que "já tinha anunciado que tenciona visitar, ainda este mês, a região afetada pelos terríveis incêndios de há seis anos".

Em causa está uma cerimónia marcada para as 17 horas do próximo dia 27, junto ao memorial em Pedrógão Grande, já duas semanas após a conclusão do mesmo, segundo a informação avançada à agência Lusa pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Vão estar presentes no local alguns membros do Governo, como o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Não é certa, no entanto, a presença do ministro João Galamba, titular da pasta das Infraestruturas e com a tutela da Infraestruturas de Portugal, a responsável pela obra.

O anúncio surge na sequência das críticas feitas ao Governo pela ausência de figuras de Estados na região no passado sábado, precisamente seis anos depois dos grandes incêndios que ceifaram a vida a 66 pessoas. 

Ana Abrunhosa pediu desculpa pelo Governo, no dia seguinte, pelo sucedido: “Lamento muito se, de alguma forma, provocámos algum sentimento de abandono às vítimas e famílias das vítimas". Nesse momento, tinha ainda prometido que "a muito breve prazo" seria feita "uma cerimónia de homenagem” às vítimas, como, entretanto, se confirmou.

Leia Também: Pedrógão Grande. Cerimónia de homenagem às vítimas realiza-se no dia 27

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas