Três meses depois, fuzileiros portugueses regressam de missão na Lituânia
A força, composta por 146 militares da Marinha Portuguesa, aterrou ontem no Aeródromo de Trânsito n.º1 (AT1), em Figo Maduro, Lisboa.
© Marinha Portuguesa
País Fuzileiros
A Força de Fuzileiros para a Lituânia 2023 (FFZ LTU23) regressou, na segunda-feira, a Portugal, após três meses de missão na Lituânia, informa uma nota publicada no site do referido ramo das Forças Armadas.
A força, composta por 146 militares da Marinha Portuguesa, aterrou ontem no Aeródromo de Trânsito n.º1 (AT1), em Figo Maduro, Lisboa.
Em causa está uma equipa comandada pelo Capitão-Tenente João Goulart e "composta na sua maioria por militares da Força de Fuzileiros N.º1, reforçada com elementos dos Mergulhadores e de Operações Especiais".
Ao longo da missão, os fuzileiros portugueses participaram em "vários exercícios conjuntos" com as forças lituanas e da NATO, mas também em "diversas provas desportivas, civis e militares", como a Maratona de Klaipeda e o Campeonato de jiu-jitsu de Klaipeda.
"A missão enquadrou-se no esforço coletivo para fomentar a coesão da aliança, para sustentar elevados níveis de prontidão e para dissuadir ameaças diretas ou indiretas contra os países membros, em particular os Países Bálticos", explicou ainda a mesma fonte.
Leia Também: Ex-fuzileiros condenados a 20 e 17 anos pela morte de Fábio Guerra
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com