Apresentado hoje relatório sobre desinformação em conferência na Lusa
O observatório Iberifier apresenta hoje, em Lisboa, um estudo sobre o impacto da desinformação na sociedade, durante uma conferência organizada pela Lusa e que conta com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, como orador.
© Lusa
País Iberifier
O encontro tem Santos Silva como orador principal, enquanto Ramón Salaverría, coordenador do projeto Iberifier, vai abordar o papel do observatório de media digitais e da desinformação, da qual a Lusa é parceira, e Vítor Tomé, do ISCTE, irá falar sobre a aplicação da literacia no âmbito das novas políticas europeias.
Segue-se a apresentação do relatório "Análise do impacto da desinformação na política, economia, sociedade e questões de segurança, modelos de governança e boas práticas: o caso de Espanha e Portugal", elaborado pelo Iberifier, de que a Lusa é parceira.
O Iberifier é um projeto que visa combater a desinformação e integra 23 centros de investigação e universidades ibéricas, as agências noticiosas portuguesa, Lusa, e espanhola, EFE, e 'fact checkers' como o Polígrafo e Prova dos Factos - Público, de Portugal, e Maldita.es e Efe Verifica, de Espanha.
O estudo será apresentado por Ángel Badillo Matos (ElCano), Maria Jose Rementeria (BSC), Vania Baldi e Miguel Paisana (OberCom), decorrendo depois um debate com os autores do relatório, moderado pela diretora de informação da Lusa, Luísa Meireles.
Neste estudo participaram os investigadores Ángel Badillo Matos e Félix Arteaga (Real Instituto Elcano), Vania Baldi, Miguel Paisana, Miguel Crespo e Gustavo Cardoso (OberCom), Maria José Rementería, Olivier Philippe, Blanca Calvo e Nataly Buslón (Barcelona Supercomputing Centre), Paulo Hernández Escayola (Fundación Maldita.es), e Juan Gómez Romero e Miguel Molina-Solana (Universidad de Granada).
O consórcio Iberifier é um dos 14 observatórios multinacionais de meios digitais e desinformação promovido pela Comissão Europeia, tem como coordenador Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, e inclui, entre outras, a Universidade Carlos III, de Santiago de Compostela, de Espanha, e ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa e Universidade de Aveiro, de Portugal.
Leia Também: Guterres lança código de conduta sobre uso da IA e contra desinformação
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com