Tal como aconteceu no fim de semana, esta segunda-feira será um dia de muito, muito calor. As temperaturas máximas superarão, inclusive, os 40 °C em alguns distritos, segundo as mais recentes previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
É em Évora e Beja que vai registar-se mais calor, com as máximas a poderem chegar aos 41 °C. Também Faro (38 °C), Castelo Branco (38 °C), Setúbal (37 °C) e Portalegre (37 °C) viverão um dia bastante quente.
As mínimas estarão, também elas, bastante elevadas em todo o país, com valores compreendidos entre os 15 °C (em Coimbra e Viseu) e os 26 °C (em Faro).
Em Lisboa, esperam-se temperaturas compreendidas entre os 19 °C e os 32 °C, enquanto no Porto serão entre os 17 °C e os 27 °C. Já nos Açores, as máximas deverão rondar os 23 °C ou 24 °C, dependendo das ilhas.
O céu estará, "em geral, limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro durante a manhã", segundo a previsão do IPMA. Poderá ainda registar-se "vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas".
Recorde-se que estas previsões meteorológicas levaram o instituto meteorológico citado a colocar os distritos de Évora, Beja e Faro e o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido ao tempo quente.
Tempo quente esse que faz com que 21 concelhos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém estejam hoje em perigo máximo de incêndio. São eles: Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira (Faro), Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Sardoal, Abrantes, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca (Santarém).
A ilha da Madeira apresenta, além disso, hoje e terça-feira um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Leia Também: Proteção Civil da Madeira adverte contra uso de fogo face a onda de calor