A nuvem de fumo, proveniente dos incêndios que estão a fustigar o Canadá, chegou às ilhas dos Açores no domingo e 'invadiu' o território de Portugal continental na tarde desta segunda-feira.
Nas redes sociais, os internautas de norte a sul do país têm mostrado como está o céu nas suas localidades - entre as quais, Lisboa, Porto, Chaves e Serra da Estrela - conforme tem sido publicado no Twitter da Meteo Trás-os-Montes, que refere que "o sol avermelhado não engana" e que "a nuvem de fumo" que paira sobre Portugal continental "é uma pluma de partículas intensa que percorreu milhares de quilómetros até chegar aqui".
#Satelite #Fumo #Canadá 🇨🇦
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) June 26, 2023
Bem visível, a nuvem de fumo que atinge neste momento Portugal Continental, o sol avermelhado não engana, é uma pluma de partículas intensa que percorreu milhares de quilómetros até chegar aqui.
Tem fotos do céu e do sol? #CanadaWildfires pic.twitter.com/7VTqBlufXJ
Impressionante, quase "anoiteceu" na região de Gaia/Porto.#Smoke #CanadaWildfires
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) June 26, 2023
#Portugal
©️ Miguel Martins pic.twitter.com/IB3dAWGyWe
#CanadaWildfires #Portugal 🇵🇹
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) June 26, 2023
Impressive! https://t.co/cCWznU8tMo
De recordar que, de acordo com o IPMA, num comunicado publicado esta manhã, "esta nuvem é constituída por partículas muito pequenas (< 2.5 micrometros) e por gases (especialmente monóxido de Carbono)", que não deverão constituir ameaça para a saúde pública.
Ainda segundo o IPMA, "esta nuvem parece estar confinada acima dos 1.100 metros de altitude e por isso não deverá afetar as populações abaixo deste nível".
No entanto, a nuvem deverá causar uma "redução de visibilidade e uma redução do brilho do sol, bem como do tom azul do céu", como, de facto, está a acontecer.
Leia Também: Fumo dos fogos do Canadá chega ao Continente nas "próximas horas"