Reparou no céu? Fumo dos fogos do Canadá já chegou a Portugal continental

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou esta manhã que a nuvem de fumo chegaria brevemente a território continental e deveria causar redução de visibilidade, do brilho do sol e do tom azul do céu.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Daniel Lopes / Twitter Meteo Trás-os-Montes - Portugal

Notícias ao Minuto
26/06/2023 22:23 ‧ 26/06/2023 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

A nuvem de fumo, proveniente dos incêndios que estão a fustigar o Canadá, chegou às ilhas dos Açores no domingo e 'invadiu' o território de Portugal continental na tarde desta segunda-feira.

Nas redes sociais, os internautas de norte a sul do país têm mostrado como está o céu nas suas localidades - entre as quais, Lisboa, Porto, Chaves e Serra da Estrela - conforme tem sido publicado no Twitter da Meteo Trás-os-Montes, que refere que "o sol avermelhado não engana" e que "a nuvem de fumo" que paira sobre Portugal continental "é uma pluma de partículas intensa que percorreu milhares de quilómetros até chegar aqui".

De recordar que, de acordo com o IPMA, num comunicado publicado esta manhã, "esta nuvem é constituída por partículas muito pequenas (< 2.5 micrometros) e por gases (especialmente monóxido de Carbono)", que não deverão constituir ameaça para a saúde pública. 

Ainda segundo o IPMA, "esta nuvem parece estar confinada acima dos 1.100 metros de altitude e por isso não deverá afetar as populações abaixo deste nível".

No entanto, a nuvem deverá causar uma "redução de visibilidade e uma redução do brilho do sol, bem como do tom azul do céu", como, de facto, está a acontecer.

Leia Também: Fumo dos fogos do Canadá chega ao Continente nas "próximas horas"

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas