Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Calor continua e máximas chegam aos 40ºC. Céu com partículas de fumo

Ainda que se espere uma descida de temperatura na região Sul, o calor vai continuar. Eis a previsão para esta terça-feira.

Calor continua e máximas chegam aos 40ºC. Céu com partículas de fumo
Notícias ao Minuto

08:06 - 27/06/23 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Prepare-se para mais um dia de calor, com as máximas a chegar aos 40 graus em algumas regiões de Portugal continental, ainda que seja esperada uma descida de temperatura na região Sul, em especial no litoral oeste, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Segundo o IPMA, esta terça-feira é esperado "céu pouco nublado ou limpo, obscurecido por partículas de fumo".

Em causa, lembre-se, está uma nuvem, com origem nos incêndios do Canadá, que está a afetar as ilhas dos Açores desde dia 25, e que agora se estende ao território continental.

É esperado "vento por vezes forte no litoral oeste", bem como uma "descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima no litoral oeste". Por outro lado, prevê-se uma "pequena subida da temperatura máxima no Norte e Centro".

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Viana do Castelo e Braga) e os 24 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 graus (em Aveiro) e os 40 (em Évora).

Devido ao tempo quente, o IPMA colocou 11 distritos do continente sob aviso amarelo - Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro -  até às 18h00 de quarta-feira.

É de realçar que, nas ilhas, a costa sul da ilha da Madeira vai continuar hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20h00.

A previsão aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

Além disso, a costa sul da ilha da Madeira está também em perigo máximo de incêndio rural até às 20h00 de hoje.

No território continental, alguns concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, também apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural e mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu estão em perigo muito elevado de incêndio.

Devido ao tempo quente, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sábado.

Leia Também: Onze distritos sob aviso amarelo devido ao calor (e um a vermelho)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório