O Navio Patrulha Oceânico (NRP) Figueira da Foz regressa esta manhã a território nacional, após ter participado na missão 'Assurance Measures' da NATO, na Lituânia, informa uma nota publicada no site da Marinha Portuguesa.
A chegada à Base Naval de Lisboa está marcada para esta manhã. Haverá, neste contexto, uma cerimónia presidida pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que contará com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.
Recorde-se que a presença do NRP Figueira da Foz e do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º3 na 'Assurance Measures' teve o objetivo de "contribuir para o esforço coletivo de dissuasão, assim como para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal nos âmbitos bilateral e multilateral, aumentando o clima de confiança e de tranquilização das populações nos territórios da Europa Central e Leste".
Durante a mesma, os militares portugueses "desenvolveram várias atividades de representação nacional, apoiando a política externa e da defesa nacional, em especial no âmbito das relações bilaterais com a República da Lituânia".
Realizaram, ainda, "atividades de treino e exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia e de outros países aliados e demonstraram as capacidades e mais valias que um Navio de Patrulha Oceânico consegue desenvolver, mesmo no âmbito de uma missão da NATO", explica a nota citada.
O NRP Figueira da Foz, comandado pelo Capitão-tenente Flávio Pereira Eusébio, contou para esta missão com uma guarnição que incluía uma equipa de mergulhadores com capacidade de inativação de engenhos explosivos, uma equipa médica e uma equipa de militares operadores de sistemas aéreos não tripulados.
Leia Também: "Por acaso". Navio português resgata pescadores à deriva há vários dias